No relatório “Renewables 2020” da Agência Internacional de Energia, é indicado que este ano 90% da nova capacidade de produção de eletricidade pelo mundo fora será renovável. É ainda dito que até 2025 o planeta terá mais potência eólica e solar do que a carvão.

“O mercado da energia renovável é mais resiliente do que pensávamos.”

Esta foi a conclusão chegada no relatório da AIE (Agência Internacional de Energia) onde prevê um aumento das instalações de eletricidade renovável de quase mais 4% em 2020 do que em 2019. Isto significa que é esperada a instalação de cerca de 200gigawatts (GW) de projetos renováveis ainda este ano.

“Novas instalações mais elevadas de eólicas e hídricas estão a conduzir as instalações de renováveis deste ano a um novo recorde, respondendo por 90% do aumento total de capacidade de produção de eletricidade a nível mundial”, refere a AIE.

A AIE projeta já o ano 2021, antevendo que as instalações de nova capacidade voltem a aumentar 10% face ao corrente ano. Esse novo ano recorde resultará por um lado de alguns projetos cuja conclusão foi atrasada em 2020 devido à pandemia e por outro lado do avanço de outros projetos em geografias que têm dado um forte impulso às renováveis, como os Estados Unidos, América Latina e Médio Oriente.

Neste mesmo relatório é ainda explorado o facto de a crise pandémica COVID-19 ter um impacto direto na primeira grande queda do biocombustível das duas últimas décadas.

A produção global de biocombustíveis em 2020 terá à partida uma quebra de 12% quando comparada com os seus registos de 2019. Esta é a primeira descida na produção anual das últimas duas décadas, gerada não só por uma redução da procura mas também na descida da “atração” dos valores destes combustíveis.

Fonte: AIE (Agência Internacional de Energia)