Comece este novo ano reduzindo a sua fatura elétrica.

O início de um novo ano é por norma para as empresas sinónimo de reavaliação do seu funcionamento e procura da forma de otimizar os seus processos, serviços e consumos. Este pensamento também se deverá aplicar à energia reativa pois esta é indispensável para a execução do seu trabalho.

Mas afinal, o que é energia reativa?

A energia reativa é uma forma de energia que não produz trabalho mas que é necessária ao funcionamento da maioria dos equipamentos elétricos ou eletromecânicos instalados em praticamente todas as instalações de utilização de energia, em particular nas instalações industriais.

Ou seja, fisicamente esta energia não produz trabalho mas “ocupa espaço” que poderia ser ocupado por energia ativa, aumentando as perdas nas redes de distribuição e nas instalações de utilização.

Se vir com atenção, verá que a energia reativa é parte integrante da fatura de energia elétrica da sua empresa. No entanto, o valor correspondente ao consumo de energia reativa pode ser reduzido ou até mesmo eliminado da sua fatura através da correção do fator de potência.

Como é feita e em que consiste a correção do fator de potência?

Através da instalação de um sistema de correção do fator de potência. A correção do fator de potência consiste em anular o consumo de energia reativa da rede através da sua geração por baterias de condensadores instaladas nas infraestruturas.

  • Essas baterias podem ser condensadores para compensação localizada de equipamentos;
  • Baterias de condensadores controladas para compensação centralizada e/ou localizada;
  • Baterias de condensadores estáticas (atuação por tirístores em vez de contactores, permitindo entrada de escalões extremamente rápidas e um número muito superior de atuações) para compensação de cargas “especiais” (soldadura ou elevadores, por exemplo);
  • Baterias de condensadores hibridas (contactores + tirístores) com controlo de fator de potência por fase, para compensação de instalações “não equilibradas” e com cargas “especiais”;

O fator de potência é uma relação entre energia ativa e reativa. A redução da energia reativa promove o bom funcionamento energético das instalações, maximizando o rendimento da potência instalada.

O investimento num sistema deste tipo pode ser recuperado em poucos meses através da poupança em energia reativa.

Quero começar a poupar!