Desde um painel instalado num telhado ou num terraço até uma simples calculadora, a energia solar é muito útil no nosso dia-a-dia. A primeira célula solar nasceu em 1953 e, desde então, a tecnologia tornou-se relativamente comum em todo o mundo. Mas como é que um painel consegue captar a luz do sol e transformá-la em eletricidade?

Tudo começa com a incidência da luz solar nas células solares. Esta luz é composta por partículas minúsculas que possuem energia e criam tensão elétrica ao embater nos painéis. É aqui que o silício entra em ação.

Ao entrarem em contacto com os painéis, os fotões transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício forçando a sua deslocação. Este fenómeno denomina-se “efeito fotovoltaico”.

Como é então gerada a eletricidade usada em casa?

A eletricidade produzida pelos painéis está em corrente contínua o que não permite que seja usada pelos eletrodomésticos e demais equipamentos elétricos da sua casa. Por isso, os sistemas fotovoltaicos estão ligados a um inversor – equipamento elétrico que converte a corrente contínua em corrente alternada – instalado entre os painéis e a instalação elétrica da casa. A partir do momento em que é convertida em corrente alternada e injetada na rede, pode ser usada normalmente para fazer funcionar eletrodomésticos e acender lâmpadas de sua casa.