Já não subsistem grandes dúvidas acerca dos benefícios e mais-valias da instalação de painéis solares. Mas mesmo assim, queremos dar umas dicas para acabar com qualquer hesitação na hora de tomar a decisão.

  1. A importância das horas de Sol

Como é lógico, painéis solares dependem diretamente do… Sol. Mais concretamente na luz solar. E, por isso, quanto mais horas forem horas de exposição solar, mais energia será gerada. Por outro lado, naqueles dias de Inverno carregados de nuvens, a produção de energia será bem menor comparativamente àqueles dias de Verão nos quais o sol se põe às 21 horas.

Esta é uma das principais razões porque os níveis de produção dos painéis solares são maiores entre os meses de maio e agosto.

  1. A energia pode ser consumida e/ou vendida

Dependendo das instalações e da energia consumida diariamente, os painéis produzirão toda a energia necessária e, em alguns casos, até mais. Deixando até de ser necessário consumir qualquer eletricidade de rede.

Este excesso de energia que não é consumida, pode ser vendido para alimentar outros terrenos, casas, entre outros, o que pode gerar um rendimento extra.

  1. Quantos painéis são necessários?

Existem diversos tipos de painéis solares, com valores e rendimentos diferentes (monocristalinos, policristalinos, thin-film, entre outros). Vale a pena investigar antes e fazer bem as contas uma vez que, mais do que uma solução universal, existirá certamente uma solução mais adequada ao caso da sua empresa.

Para além disso, é importantíssimo ter um sistema adaptado às necessidades dimensionais da organização. Ou seja, as necessidades energéticas influenciam o número de painéis solares que a mesma deve ter. Na grande parte das empresas em Portugal é durante o dia que se regista maior atividade energética. E depois, à noite, quando não está ninguém, quase não se gasta energia – apenas a necessária para manter eletrodomésticos em funcionamento, como o frigorífico, e outros em stand-by, como a computadores, televisões e telefones.

A dimensão do sistema de energia solar vai variar de acordo com os hábitos e as necessidades de cada empresa.

  1. Onde os instalar?

O local de instalação depende de alguns fatores para ser válido, mas os 2 mais importantes são: a exposição solar – deve estar exposto ao sol o máximo de tempo possível, preferencialmente sem qualquer tipo de sombras; distância – cada painel necessita de uma espaço de 2m2, aproximadamente.

Os painéis solares podem ser instalados num quintal, terreno, terraço ou telhado, mas nem todos os locais permitem a instalação de painéis solares. Cada painel necessita de um espaço de aproximadamente 2 m2 e deve estar o mais exposto ao sol possível – ou seja, o local onde optar por instalar os painéis não deve ter sombras, sob pena de afetar a produção de energia.

De referir que a Pierenergy faz uma análise detalhada das necessidades e especificações de cada cliente e tem todos estes fatores, referidos antes, em conta.