Auditorias Energéticas

Conhecer para controlar

AUDITORIAS ENERGÉTICAS

Uma auditoria energética permite conhecer a forma como a energia é consumida na sua instalação, e a partir desse conhecimento, estabelecer uma série de medidas, devidamente quantificada e justificadas, com vista à melhoria da performance energética e consequentemente à redução de custos com energia e à mitigação das emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

//pierenergy.pt/wp-content/uploads/2018/09/energy-efficiency-154006_1280.png

Trata-se de uma primeira abordagem ao consumo de energia de uma instalação. Normalmente efetuada através de uma análise visual dos sistemas em conjunto com uma contabilidade energética global, este tipo de auditoria apenas aponta caminhos prováveis para a melhoria da eficiência, sem quantificar possíveis ganhos. A mais-valia deste serviço é enorme, principalmente para organizações que não se enquadram na definição de consumidor intensivo de energia (consumos superiores a 500 tep/ano), pois permite perceber o potencial de melhoria e assim justificar avançar, ou não, para uma auditoria energética global, por um custo extremamente reduzido.

Análise profunda e detalhada da forma de consumo de todas as formas de energia de uma instalação. Com recurso a equipamentos de medição (elétricos e térmicos) e a levantamentos exaustivos no terreno, uma auditoria energética global permite recolher toda a informação necessária para a elaboração de um plano de racionalização energético, detalhando, justificando e quantificando todas as medidas propostas. Este serviço é o ponto de partida para a implementação de uma política de gestão de energia em qualquer organização.

MAIS-VALIAS

  • Poupanças significativas na fatura elétrica;
  • Conhecimento detalhado da forma como é consumida a energia;
  • Deteção de desperdícios de energia;
  • Levantamento de medidas para redução do consumo;
  • Implementação e acompanhamento da performance das medidas;
  • Possibilidade de isenção de ISP na eletricidade e gás natural.

A AUDITORIA ENERGÉTICA DA PIERENERGY RESULTA NUM PLANO DE RACIONALIZAÇÃO ENERGÉTICO, COM POUPANÇAS EFETIVAS, E, QUANDO APLICÁVEL (AMBITO SGCIE), NA ISENÇÃO DO ISP (IMPOSTO SOBRE OS PRODUTOS PETROLIFEROS) SOBRE A ELETRICIDADE, GÁS NATURAL, E OUTROS COMBUSTIVEIS QUANDO NÃO UTILIZADOS COMO CARBURANTES.

A nossa equipa está a sua disposição. Contacte-nos!