Sabia que decidir ser ecológico é tão bom para sua empresa quanto para o planeta?

Confira as dicas a seguir que podem estabelecer a sua empresa como um negócio sustentável e amigo do ambiente.

  1. Fornecer recipientes de água reutilizáveis

Muitas vezes nos escritórios, vemos muitas garrafas plásticas espalhadas, o que representa um consumo excessivo de plástico e, consequentemente, gera poluição. Por isso, sugerimos o fornecimento de garrafas de água reutilizáveis a todos os funcionários da organização.

  1. Avaliar o impacto social e ambiental de seus fornecedores

Com a implementação de uma ideologia sustentável “dentro de portas”, a empresa deve analisar as organizações mais próximas, os fornecedores. Através de avaliações às práticas desses negócios, será possível perceber quais deles estão alinhados com os objetivos de sustentabilidade da sua organização.

  1. Reduzir a fatura energética

Esta dica é uma situação “win-win”, visto que favorece o planeta e as “contas” da empresa. Algumas das estratégias são: implementação de lâmpadas LED com as quais é possível poupar entre 70% a 90%; relocalização dos postos dos funcionários para mais próximos das janelas, com o intuito de aproveitar ao máximo a luz solar; desligar aparelhos eletrónicos desnecessários; instalação de fontes de energia renovável.

  1. Utilizar plantas de interior para melhorar a qualidade do ar

Preencher os espaços do escritório com plantas de interior, não só proporcionará um ambiente estético agradável, como também melhorará a qualidade do ar.

  1. Permitir teletrabalho

Ao permitir que os colaboradores trabalhem em casa pelo menos alguns dias da semana, fará com que se reduza a energia consumida na empresa. Para além disso, existirá também uma redução do tráfego e consequente pegada de carbono da empresa. O teletrabalho poderá ser complementado com um sistema de carpool (partilha de veículos).

  1. Reduzir as viagens

Mais uma vez um caso que beneficia o ambiente e a empresa. Ao optar por ferramentas tecnológicas de comunicação, em detrimento de viagens de carro ou avião, estamos a impactar positivamente o ambiente e a melhorar os resultados financeiros da empresa. Pode ser feito através de plataformas como Skype ou Zoom que permitem fazer vídeo-conferências e também, participar em webinar em vez conferências.