Já conhece a maior e a mais potente turbina eólica do mundo?
A nova turbina eólica apresentada pelas Siemens Gamesa vai revolucionar as energias renováveis. Esta irá ser capaz de produzir energia para 18 mil casas!

Esta nova tecnologia surge numa altura em que as empresas começam a apostar ainda mais nas energias renováveis, depois de em 2019 termos assistido a um crescimento na luta contra as alterações climáticas.

A Siemens Gmesa deu a conhecer o modelo SG 14-222 DD que é uma torre eólica que se vai tornar conhecida não só pelo seu tamanho mas também pela sua capacidade de produção. Embora o protótipo apenas vá ser conhecido em 2021, esta torre terá cerca de 222 metros de diâmetro com pás com 108 metros de comprimento e uma cobertura de área de cerca de 39 mil metros quadrados.

Cada unidade desta nova turbina irá permitir uma poupança de 1.4 milhões de toneladas de emissão de dióxido de carbono (quando comparado com o carvão) durante a sua vida útil (que está estimada em 25 anos). Comparada com as atuais torres eólicas, este modelo irá ter uma capacidade de produção de energia 25% superior.

Sabia que…
Segundo dados de utilização de energia renovável citados pela REN, Portugal é um dos países que mais energia renovável consome, sendo que o último balanço aponta para que em 2019 se tnha consumido 51% de energia proveniente das energias renováveis. Desses 51% , cerca de 27% proveio da energia eólica.