A energia verde é energia gerada a partir de recursos naturais e fontes renováveis. Este tipo de energia tem vindo a obter cada vez mais seguidores uma vez que se está a tornar um hábito a preocupação com o meio ambiente e a proteção do nosso planeta Terra.

A certeza de que sem o nosso planeta não sobrevivemos veio despertar em muitos a vontade de preservar os ecossistemas. Mas para que saibamos exatamente o que é energia verdadeiramente “verde” e amiga do ambiente é preciso compreendermos o que define energia como “verde”.

O que é a energia verde?

A energia verde é toda aquela energia que é produzida através de fontes renováveis que não geram substâncias contaminadoras do meio ambiente, gases de estufa e que respeitam ao máximo a biodiversidade do ser humano.

Estas podem ser encontradas na natureza, uma vez que a mesma gera inúmeros recursos que podem ser convertidos:

Sol

A energia solar é produzida através da utilização de painéis solares capazes de transformar a luz e calor do sol em dois tipos de energia:

  • Energia solar fotovoltaica
  • Energia solar térmica

Este é o tipo de energia é o mais abundante. Descubra como é feita a transformação aqui.

Vento

O vento ou o movimento do ar é também utilizado para gerar energia elétrica. Esta energia é obtida através de aerogeradores com pás que giram com a força do vento e convertem esse mesmo movimento em eletricidade. A energia eólica representa um quarto da eletricidade consumida pelos Portugueses.

Marés

O movimento do mar e das marés também pode ser aproveitado por um sistema de turbinas que o converte em energia elétrica.

Água

A energia hídrica é gerada através da transformação da força das águas em eletricidade. Segundo a Associação de Energias Renováveis ou, APREN, em Portugal 30% da eletricidade consumida tem origem hídrica.

Biomassa

Esta energia é obtida através da decomposição das bactérias encontradas em matéria orgânica de origem vegetal ou animal.

 

Calor da Terra

Também é possível utilizar o calor proveniente do interior do Planeta Terra para produzir energia geotérmica. Esta é particularmente comum nos sistemas de aquecimento de refrigeração.

 

Mas vale a pena a aposta?

Claro que sim. Quando o que está em causa é o nosso futuro, o futuro dos nossos filhos e da humanidade, vale muito a pena. As alterações climáticas são um dos grandes temas da atualidade especialmente quando existem alegações de que estas mesmas, em particular os gases com efeito de estufa foram um dos catalisadores para tornar o sul da China um local preferencial para morcegos, impulsionando seu habitat natural nestas florestas.

A verdade, é que embora tenhamos todos tido que passar muito mais tempo em casa do que seria normal, o aquecimento global não parou. A temperatura do ar e dos oceanos não parou de subir por isso é cada vez mais importante delinear estratégias e adotar hábitos saudáveis para salvar o nosso planeta.

As energias verdes são:

  • Renováveis – são inesgotáveis e sustentáveis, ao contrário do carvão, gás ou combustíveis fósseis.
  • Sustentáveis – por serem de origem renovável e limpa são um grande contributo para a proteção do meio ambiente.
  • 100% verdes – como são geradas a partir de fontes renováveis significa que não têm qualquer impacto negativo no ambiente como a emissão de gases com efeito de estufa.
  • Têm menor dependência energética do exterior – reduzem a necessidade de importar combustíveis fósseis de países estrangeiros.
  • Têm custos de manutenção e exploração mais baixos – caminham para um futuro cada vez mais eficiente em termos económicos.
  • Acartam menores riscos – existe menos risco associado à geração e produção e energias renováveis.
  • Melhoram a saúde pública – com menor poluição, o ar que respiramos, a água que bebemos, os alimentos que plantamos e colhemos são melhores. Mais puros e saudáveis.

De que está à espera para começar agora mesmo a pensar mais verde, e a apostar na sustentabilidade da eletricidade da sua casa ou empresa?