Descubra as regras da nova edição do plano de promoção da eficiência no consumo de energia elétrica (PPEC) e de que forma esta iniciativa pode beneficiar o seu negócio.

O que é o PPEC? O Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica foi lançado em 2006 pela entidade reguladora dos serviços energéticos (ERSE), é uma das formas encontradas para alcançar essa eficiência. O PPEC prevê a implementação de medidas que promovam a adoção de hábitos de consumo e de equipamentos mais eficientes por parte dos consumidores. Para isso, o PPEC apoia financeiramente as medidas aprovadas, através de ações desenvolvidas por promotores elegíveis, e destina-se aos consumidores dos diferentes segmentos de mercado: indústria, agricultura, comércio, serviços e residencial.

No âmbito do PPEC promovem-se medidas tangíveis e intangíveis. As medidas tangíveis consistem na instalação de equipamento com um nível de eficiência superior ao standard de mercado, conseguindo-se assim reduções de consumo mensuráveis. As medidas intangíveis podem passar por ações de divulgação e disseminação de informação acerca de boas práticas no uso eficiente da energia, que procuram sensibilizar e promover a adoção de hábitos de consumo mais eficientes.

Na última edição do PPEC, em 2017-2018 (que decorreu até ao final de 2019), foram aprovadas 75 medidas, selecionadas entre 224 candidaturas de 87 promotores. Entre as vencedoras estiveram, por exemplo soluções de iluminação eficiente, de gestão de consumos e refrigeração. Aqui podem ser vistas todas as medidas aprovadas na sexta edição do PPEC.